vídeos.abertos.da.américa.latina

Experimento#6: Os Vídeos Abertos da América Latina

Res#1 Nacho Durán [SP]

O aplicativo ‘Os Vídeos Abertos da América Latina’ pretende transformar em audiovisual (vídeo, foto e áudio) trechos dos textos do livro ‘As Veias Abertas Da América Latina’, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, atualizando os temas recorrentes do livro (um repasso à memória do continente, escrito na década de 70) para a atual década e realidades socioculturais. As tarefas de edição e montagem (transformação de texto para vídeo) são realizadas de forma colaborativa com uma interface com a qual se escolhe um vídeo do YouTube para substituir um trecho de texto selecionado.

IR AO SITE DO EXPERIMENTO ‘Os Vídeos Abertos da América Latina’ – versão Beta 0.8

 

A versão Beta 0.8 criada durante a residência ‘Experimentos’ no Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação ResTelinha, parte de uma seleção de vídeo-textos criados por Nacho Durán a partir de imagens capturados em diversas viagens realizadas por países da América Latina.

os-videos-abertos-da-america-latina1

Os sons presentes nesta primeira versão foram gravados e mixados por Vanessa de Michelis e fizeram parte da performance e videoarte ‘Venas Abiertas’, sobre o mesmo tema.

 

Código

O aplicativo, desenvolvido pelo artista junto com o programador Xurde Durán, é de código aberto e foi implementada com as linguagens HTML5, PHP, Javascript, XML e MySql.

os-videos-abertos-da-america-latina2

O código está disponível aqui para baixar aqui, ainda sem a versão comentada. Para poder ser usado precisa ser configurado um banco de dados MySql.

 

Link para baixar ou lêr o livro completo em português

os-videos-abertos-da-america-latina3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *